domingo, 6 de janeiro de 2019

História da maquiagem: Década de 20 e 30

No começo da década de 20 a maquiagem começou realmente a se valorizada e vista de forma diferente, nesse momento ela se tornou produtos do mundo inteiro. Juntamente com a décade de 30 e a chegada das grandes divas do cinema, a maquiagem se tornou muito popular por olhos pretos esfumados e sobrancelhas extremamente finas.
Dessa forma, a maquiagem se tornou uma forma das mulheres se recuperaram do horror da guerra e encontrar novamente o seu poder feminino.
Sem falar que por conta da guerra, o número de homens diminuiu e para que elas ainda atraíssem a atenção masculina aconteceu da maquiagem se tornar necessária. Portanto, a maquiagem se tornou mais que um acessório de moda, mas de auto estima também.

História da maquiagem:Nos anos 40 e 50

A maquiagem já vinha vindo com força desde os anos 20 e 30. Quando chegou nos anos 40 e 50 foi que ela se reafirmou e se renovou, trazendo os lábios realçados, o delineador, sombras e assim ela deixava as mulheres bem mais bonitas e femininas.
Um ícone dessa época foi a linda e famosa atriz de cinema Marilyn Monroe. Ela fez muito sucesso na época por conta de sua personalidade e curvas, mas também porque usava um batom vermelho muito intenso que ajudava a aumentar a sensualidade e feminilidade dessa incrível mulher.
Ela se tornou uma inspiração até hoje para todas as mulheres, pois era um símbolo de beleza e sensualidade, mas o que realmente inspira muitas mulheres era a forma que ela se maquiava e se vestia.

História da maquiagem: Anos 60

Nos anos 60, a maquiagem sempre foi muito bem vista e por ter grande ícones da moda nessa época, ela se tornou um show à parte. O ponto realmente central do rosto eram os olhos que deixavam as maquiagens mais dramáticas e com um ar mais moderno.
Costumava-se usar olhos de gatinho (que voltou a moda hoje em dia), cílios bem grandes e sombras escuras. Foi nessa época que os cílios postiços se tornaram popular e muito usado pelas mulheres até hoje.
O real segredo das maquiagens da época era a utilização de uma pele mais sequinha que daria realce a esses olhos tão impactantes que a época gostava. O blush é a melhor opção para quem queria as bochechas com um tom mais rosado que daria um ar de saudável.
Existiu uma herança muito forte deixada pelos anos 60, pois foi uma época muito rica e cheia de cultura. Foi a geração das sombras coloridas, dos cortes de cabelo curtos ou geométricos, minissaias e muitas outras heranças que ainda usamos hoje em dia, porém existem dois ícones que ainda marcam os dia de hoje, são eles: Audrey Hepburn e Twiggy.
A década de 60 foi quando muitos padrões de maquiagem que usamos hoje se tornaram recorrentes e reafirmados.

História da maquiagem: Anos 70

Ficou conhecida como a década da discoteca, foi uma década marcada pelo surgimento de várias culturas e cada uma delas ganhou muita força. Muitas das maquiagens que usamos hoje em dia se encaixam perfeitamente nos anos 70.
As cores na maquiagem se tornaram um acessório quase que obrigatório e tudo isso acompanhado por altas costuras e grandes estilistas.
Por ser uma época influenciada por movimentos sociais e grupos específicos, como o hippie e o punk, e os dois influenciaram na maquiagem que se usava na época. Se até esse momento a pele branca era sinal de status, tudo muda nos anos 70, pois a pele bronzeada é que se torna sinônimo de beleza.

História da maquiagem:Anos 80

A maquiagem sempre simboliza o que está acontecendo na época e os anos 80 não seria diferente. Foi um momento em que a mulher se libertou e o poder feminino ficou em alta, as mulheres começaram a expressar o que sentiam e claro que a maquiagem se tornou uma forma de expressão feminina.
Esse foi o momento do exagero, de olhos carregados, lábios grande e bochechas bem rosadas. A moda era ter sobrancelhas cheias e naturais, elas não eram feitas como hoje, o apelo ao natural acabou acontecendo de forma mais efetiva nesse momento.
Foi um momento também muito importante, pois por conta da ditadura que foi sofrida na época passada as expressões foram reprimidas, portanto a maquiagem exagerada e cheia de cores tem toda uma justificativa e um sentido mais completo quando se pensa no momento histórico onde tudo isso aconteceu.
As verdadeiras tendências eram as expressões grandes e os exageros que as cores traziam em suas maquiagens e a roupa também não ficou de fora disso, pois elas conversavam entre si. As mulheres andavam bem produzidas, com os cabelos volumosos e ombros largos.
Era tudo ou nada, foi a época do exagero, do over e a moda quem ditava eram as pessoas. Era época do poder feminino, da atenção, do exagero e do expressar-se através da maquiagem.

História da maquiagem:Anos 90

Foi um momento um pouco mais discreto após o grito de expressões e cores dos anos 80, foi um momento de maquiagens mais discretas, o que veio de total contrario com tudo que vinha até aquele momento.
O no make-up se tornou totalmente normal e as mulheres passaram a usar a pele clara e bem pouco rímel, as cores ficaram no passado, dando um toque de frieza nas escolhas femininas.
O minimalismo acabou tomando conta de tudo e as sombras com neutras tomaram o lugar de sombras coloridas, olhos esfumados e marrom e cores mais comportadas fazem parte da nova tendência dos anos 90.
As sobrancelhas eram marcadas, bem finas e arqueadas. Foi até um momento que atrizes aderiram essa moda as sobrancelhas e sombras azuis, pois foi o momento em que ela ficou realmente em alta e algumas famosas não saiam sem.
O blush se tornou um símbolo de timidez e saúde e passou a ser usado em um tom mais amarronzado e a aplicação era feita especificamente nas maçãs do rosto, diferente do que seria feito no futuro, onde a aplicação seria um pouco mais alongada.

História da maquiagem: Anos 2000

Durante esse tempo a maquiagem só evoluiu e se modificou bastante, isso relacionado a tudo, tanto em questão de qualidade como de benefícios que cada produto tem. As cores também mudaram e as texturas foram ganhando vez a cada pele específica.
Com o auxílio da tecnologia os produtos começaram a ter a função de hidratar a pele e não somente cobrir imperfeições. Com as chegadas de cores e tons específicos para cada pele se tirou um pouco dessa ideia de pele branca e rosto rosado quando se fala de uma beleza de status.
A moda e a maquiagem andam juntas em todos os momentos dessas épocas e por isso ela se moldou tanto a cada momento, expressando a liberdade de cada geração ou a ideia dos jovens em cada período.
História da maquiagem: Ano de 2014
A tendência de 2014 se tornou o delinear os olhos. Delinear é uma forma de dar um realce, uma evidência, a beleza dos olhos e um formato mais evidente ao mesmo. Dependendo da forma que ele é delineado ele pode trazer até algumas mudanças no formato do olho e transparecer vários sentimentos e sensações.
Muitas querem, mas é muito difícil conseguir fazer esses olhos delineados que são chamados de “olhos de gatinho”, porém nessa época foi que aconteceu formas de fazer delineados alternativos. Agora é importante relembrar que esse olhar de gatinho não é de hoje, mas sim de muito tempo atrás e em 2014 foi resgatado.
Os olhos delineados já é um marco na história da maquiagem, mesmo sendo uma relação de amor e ódio, por uma questão de que é difícil ter esse olho mais marcado. Porém, qual mulher nunca quis um olho tipo o da modelo Twiggy.
História da maquiagem: Ano 2017 – Suas futuras tendências
A maquiagem de 2017 vai trazer muitas cores, tanto em batons como em sombras, as mulheres vão apostar em visuais mais coloridos, porém com cuidado para não exagerar e todos os dias virarem carnaval.
Os tons neon vão estar em alta e principalmente o verde e azul. Os glitters também são uma aposta enorme desde 2016 e as cores metálicas são sempre uma boa ideia, pois essas cores esfumaçadas são bonitas em qualquer tom de pele.
Batons chamativos também são uma boa pedida e é muito bem vindo no ano de 2017. O delineador estilo gatinho vai continuar e perdurar na maquiagem, ele não é algo novo na maquiagem, mas é tão bem aceito e vem perdurando há muitas décadas.
Outra tendência maravilhosa é a forma de iluminação do rosto, que é um ponto crucial que se deve muito bem analisado na hora de fazer a maquiagem.
O nosso rosto tem pontos cruciais de iluminação e são eles a tendência de 2017, os pontos que formam um triângulo em nosso rosto, são eles: queixo, nariz, testa e em cima das maçãs do rosto. Esses pontos fazem toda a diferença na hora da maquiagem, pois deixam o rosto com um acabamento mais bonito e natural.
AFINAL COMO SE ESCREVE ? É MAQUILAGEM OU MAQUIAGEM ?
Maquilagem é a tradução em português da palavra francesa “maquillage”. Com o tempo a palavra foi abrasileirada e virou maquiagem. As duas expressões estão corretas e têm o mesmo significado, a utilização de um ou de outra fica a critério do profissional, pois as duas constam nos dicionários de língua portuguesa. No dia-a-dia o mais comum é dizer maquiagem, pois o termo maquilagem tornou-se antiquado e dificilmente é encontrado na mídia.
MAQUIAGEM PARA QUÊ ?
A maquiagem, além de embelezar, é também uma poderosa ferramenta que deve ser utilizada para consolidar o estilo pessoal de cada um, seja ele qual for. Através de técnicas de correção e realce, é possível enfatizar o que a pessoa mais gosta em seu rosto e disfarçar o que a incomoda. Há infinitas possibilidades, de acordo com o desejo da cliente.
O importante é que a maquiagem esteja sintonizada com o comportamento do indivíduo, para reforçar a personalidade ou atitude que ele quer ter em determinada ocasião. O que está do lado de fora (cabelo, roupas, acessórios, maquiagem) deve revelar a personalidade da pessoa. É essa sintonia que vai gerar harmonia visual e, consequentemente autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário